Muitos empreendedores, iniciam suas empresas, preocupados com a criação do tipo de negócio. Cuidam da contabilidade, gerenciam funcionários, atendem clientes, mas esquecem do principal, o marketing.
O marketing de um modo geral, não é apenas a criação de um comercial para vender um produto. Ele é uma parte importante para gerenciar a comunicação interna da empresa, criar ações para melhorar a satisfação dos clientes, cuidar da imagem da empresa/marca em canais para garantir uma boa reputação para evitar perder novos clientes, e principalmente, é através do marketing que são definidas as ações para gerar novas vendas.
O que é Marketing?
A maioria das citações em que podemos encontrar irá falar algo do tipo:
“Marketing são os meios e métodos que uma unidade (pessoa, empresa, marca) tem para gerar valor (dinheiro, relacionamento, felicidade) em uma troca.”
Apesar de ser uma definição correta, é vaga, pois o Marketing é o meio de se chegar a algum lugar, é uma ferramenta. Focando no mundo dos NEGÓCIOS, o que você precisa entender da definição é, que o Marketing é tudo aquilo que empresa pode fazer pra efetuar uma venda ou obter lucro de alguma forma.
E não estou falando somente das ações como uma promoção, ou uma propaganda. Estou falando de um passo antes disso, estratégias, táticas, planejamento, pesquisas. É entender como gerar valor, como efetuar uma venda, como ter lucro em uma negociação. É entender quais são as necessidades dos seus clientes e oferecer para eles o melhor produto/serviço. E é ai que vamos para a segunda definição:
“Marketing é identificar e antecipar as necessidades dos clientes e satisfazer essas necessidades de uma forma lucrativa, tanto para a empresa quanto para o consumidor.“
Veja que essa segunda definição complementa a primeira e traz alguns pontos interessantes para a discussão:
1º Identificar. Enxergar as necessidades dos clientes e perceber como o seu produto pode atingi-lo da maneira mais eficaz possível.
2º Antecipar. Estudar o comportamento dos clientes e tentar “prever” como isso pode afetar, futuramente, a demanda do produto.
3º Satisfazer. Não uma unica vez! Os clientes precisam sentir que o serviço prestado pela sua empresa gera algum benefício (satisfação) para ele.
4º Lucrativa. Ninguém cria uma empresa para fazer caridade. O ‘lucro’ é o objetivo principal e a sobrevivência de toda empresa.
Como o Marketing é bastante abrangente, existem outras definições mais específicas e mais completas, mas considero que os dois apresentados consigam explicar bem.
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING
A competição no mercado, é o que faz o Marketing ser tão importante para as empresas. Melhorar o relacionamento, analisar comportamento, estudar concorrentes, monitorar marca, otimizar conversão, pesquisar tendencias, planejar ações, são algumas das coisas que o Marketing pode fazer pela empresa.
Infelizmente muitas empresas ainda veem o Marketing de forma muito simplista e acreditam que fazê-lo se resume a distribuir flyers, fazer comercial, ter um site e enviar emails. Pode parecer exagero, mas enxergar o Marketing dessa maneira, além de desperdício de recursos, ao longo do tempo, pode culminar no fracasso de um empreendimento.
Também não estou dizendo que o Marketing é garantia de sucesso, mas que ele facilita a vida da empresa e diminui as chances de erro, isso sim. Como já comentado anteriormente, ele facilita a compreensão do mercado e implementação de ações, aumenta vendas e a lucratividade e identifica tendências para rápida adaptação.
Contudo, definir, explicar o que marketing poderia levar horas de leitura e ainda ficaria falta algo, pois, acredito ser um dos setores mais complexos de uma empresa.
E com isso devemos lembrar que grandes empresas, mesmo solidas no mercado e grandes referências do seu segmentos, jamais deixam de lado o planejamento, as ações, a rotina do marketing. E só percebemos a sua grande e valiosa contribuição para um empresa, quando lembramos de ações como: COMPRE BATOM! (Quem é do tempo vai lembrar).
Continua…